Junghans: No comando do tempo

Aus Watch-Wiki
Zur Navigation springen Zur Suche springen

Comunicado de imprensa

Schramberg, Fevereiro de 2017

Logo Junghans
Junghans Meister Driver Day Date Ref. 027 4720 00
Junghans Meister Driver Day Date
Junghans Meister Driver Day Date Ref. 027 4721 00


No comando do tempo

O Meister Driver Day Date da Junghans apresenta um design fundamentado em elementos óticos de painéis de instrumentos históricos.


Design automotivo

Chassis em aço e barras forjadas à mão, emoldurado por uma carroçaria aerodinâmica com pára-lamas curvos. Os automóveis dos anos 30 ainda hoje fascinam os amantes em todo o mundo. Esta é uma época em que o significado dos velocímetros, graças a maiores velocidades e a maiores percursos, adquire crescente relevância e em que os indicadores ganham uma disposição em grande plano e melhor ordenada no cockpit. Além disso, conta para o painel de instrumentos também o velocímetro com contador do total de km e contador de km diários. É exatamente nestes pequenos detalhes dos modelos históricos que o novo Meister Driver Day Date se sustenta, estabelecendo, ao mesmo tempo, um laço com o Meister Driver de 2016.


Ontem, hoje e amanhã em vista

Inspirados no contador do total de km e no contador de km diários, os designers da Junghans criaram, assim, o Meister Driver Day Date: os indicadores do dia e da data apresentam-se em barras – a disposição assemelha-se àquela dos modelos automóveis. Assim se possibilita um tipo de indicadores original, os quais surgem semitransparentes ao lado dos indicadores da data e do dia da semana, através da impressão individual de mostradores na secção de impressão própria da empresa. O esquema de cores do cronómetro orienta-se igualmente pelos velocímetros dos anos 30: um enobrecimento com base num polimento lustroso confere um cunho especial. Com um diâmetro de 40 mm, o novo Meister Driver Day Date distingue-se como sendo um relógio de três ponteiros de caráter muito próprio.


Junghans Meister Driver – Paixão e espírito de pioneiro

A forte ligação da Junghans ao setor automóvel existe desde finais do século XIX. Arthur Junghans, filho do fundador da empresa Erhard Junghans, tinha uma profunda amizade com Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach e, comprou, portanto, já em 1892, um dos primeiros carros de ensaio Daimler. Apenas três anos mais tarde, Arthur Junghans encomendou um automóvel Viktoria de quatro lugares, para o qual ele próprio produziu a engrenagem helicoidal. Nos inícios do século XX, a empresa produziu os relógios automotivos. Além disso, surgiram inúmeras invenções - Dr. Oskar Junghans, filho de Arthur Junghans, desenvolveu, em 1905, um velocímetro com recorde de velocidade integrado. O seu irmão Helmut partilha a sua paixão pelos automóveis e projeta, em 1924, em cooperação com a empresa Leitz, em Wetzlar, um “Viadicator” para indicação da direção – conhecido como antecessor dos atuais piscas. Esta ligação ao setor automóvel, com mais de 100 anos, é hoje continuada pelos sócios da Junghans, Dr. Hans-Jochem e Hannes Steim. E, assim, se encontra hoje, na coleção de carros Steim em Schramberg, a qual festeja, em 2017, o seu 10.º aniversário, um perfil com mais de 110 anos de história no setor automóvel – com típicos clássicos, que serviram de inspiração aos modelos da linha Meister Driver e que revestem os pulsos desta paixão.


Junghans – O relógio alemão

A fábrica de relógios Junghans foi fundada em 1861, em Schramberg, na Floresta Negra. Mais de 150 anos de competência, precisão e design estão refletidos em marcos importantes: 1903 é o ano em que a Junghans se torna o maior fabricante de relógios do mundo com mais de 3000 colaboradores. O desenvolvimento de um mecanismo preciso torna a empresa, em 1951, no maior fabricante de cronómetros na Alemanha e, em 1956, a terceira maior no mundo. Nos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique, a Junghans, como cronometrista oficial, estabelece novos padrões na cronometragem. Após uma história da empresa agitada e comovente, os empresários de Schramberg, Dr. Hans-Jochem e Hannes Steim, são, desde 2009, os novos proprietários da empresa de tradição. Com paixão até ao detalhe, com elevados requisitos em termos de design e qualidade, e com competência tecnológica, assim é produzido cada relógio em Schramberg. A coleção compõe-se de relógios carismáticos: os relógios Meister, produzidos desde a década de 1930, espelham a história e o presente da empresa. Já em 1956, Max Bill projetava relógios que se tornaram verdadeiros clássicos. Influenciados pela filosofia de Bauhaus, são produzidos até hoje quase de forma inalterável. Com a invenção do primeiro relógio de pulso de controlo por rádio, a Junghans estabeleceu novos padrões em 1990 – uma tecnologia que, em combinação com o sistema ecológico de energia solar, ainda hoje é aplicada. Uma largura de banda tecnológica, tão única como os relógios com a estrela.