Junghans: Um relógio para cavalheiros
Comunicado de imprensa
Schramberg, Fevereiro de 2017
Um relógio para cavalheiros
Os novos Meister Driver Automatic possibilitam uma viagem para o tempo em que conduzir um automóvel ainda era uma aventura com estilo.
Recordar tempos áureos
Quando os automobilistas se encontram na casa de campo à noite, impera uma atmosfera especial. Na biblioteca venerável e no salão confortável, os automobilistas trocam ideias e opiniões sobre os requisitos das pistas de corridas, à entrada estão os automóveis, que deram tudo por tudo durante o dia. British Racing Green é a cor predominante. Esta simboliza, como nenhuma outra, a desportividade histórica dos carros de corrida. São estes automóveis, com as suas cores tradicionais, que serviram de protótipo de design dos novos Meister Driver Automatic – os quais dão vida a esta época.
Nostalgia sublime
O novo Meister Driver Automatic incorpora essa época, quando conduzir um automóvel era uma aventura agradável para cavalheiros – com capota conversível e óculos para o condutor. Particularmente sublime é o relógio com a sua caixa dourada em combinação com as tradicionais cores: verde e castanho. O mostrador apresenta grandes números dos minutos, bem definidos em primeiro plano. Os marcadores dos minutos em formato quadrado e grande substituem os habituais marcadores das horas e constituem o elemento definidor do mostrador. Estes são revestidos de uma massa fluorescente e refletem, assim, o caráter técnico do relógio automotivo. Os ponteiros Dauphin em preto garantem uma boa leitura e despertam um rasgo de nostalgia; a data é igualmente apresentada em fundo preto no mostrador bicolor, enobrecido com um polimento lustroso. E tal como palpita no pulso uma lenda de corridas, também a perfuração sob a pele faz lembrar os bancos dos automóveis clássicos – tudo pronto para a próxima viagem.
Junghans Meister Driver – Paixão e espírito de pioneiro
A forte ligação da Junghans ao setor automóvel existe desde finais do século XIX. Arthur Junghans, filho do fundador da empresa Erhard Junghans, tinha uma profunda amizade com Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach e, comprou, portanto, já em 1892, um dos primeiros carros de ensaio Daimler. Apenas três anos mais tarde, Arthur Junghans encomendou um automóvel Viktoria de quatro lugares, para o qual ele próprio produziu a engrenagem helicoidal. Nos inícios do século XX, a empresa produziu os relógios automotivos. Além disso, surgiram inúmeras invenções - Dr. Oskar Junghans, filho de Arthur Junghans, desenvolveu, em 1905, um velocímetro com recorde de velocidade integrado. O seu irmão Helmut partilha a sua paixão pelos automóveis e projeta, em 1924, em cooperação com a empresa Leitz, em Wetzlar, um “Viadicator” para indicação da direção – conhecido como antecessor dos atuais piscas. Esta ligação ao setor automóvel, com mais de 100 anos, é hoje continuada pelos sócios da Junghans, Dr. Hans-Jochem e Hannes Steim. E, assim, se encontra hoje, na coleção de carros Steim em Schramberg, a qual festeja, em 2017, o seu 10.º aniversário, um perfil com mais de 110 anos de história no setor automóvel – com típicos clássicos, que serviram de inspiração aos modelos da linha Meister Driver e que revestem os pulsos desta paixão.
Junghans – O relógio alemão
A fábrica de relógios Junghans foi fundada em 1861, em Schramberg, na Floresta Negra. Mais de 150 anos de competência, precisão e design estão refletidos em marcos importantes: 1903 é o ano em que a Junghans se torna o maior fabricante de relógios do mundo com mais de 3000 colaboradores. O desenvolvimento de um mecanismo preciso torna a empresa, em 1951, no maior fabricante de cronómetros na Alemanha e, em 1956, a terceira maior no mundo. Nos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique, a Junghans, como cronometrista oficial, estabelece novos padrões na cronometragem. Após uma história da empresa agitada e comovente, os empresários de Schramberg, Dr. Hans-Jochem e Hannes Steim, são, desde 2009, os novos proprietários da empresa de tradição. Com paixão até ao detalhe, com elevados requisitos em termos de design e qualidade, e com competência tecnológica, assim é produzido cada relógio em Schramberg. A coleção compõe-se de relógios carismáticos: os relógios Meister, produzidos desde a década de 1930, espelham a história e o presente da empresa. Já em 1956, Max Bill projetava relógios que se tornaram verdadeiros clássicos. Influenciados pela filosofia de Bauhaus, são produzidos até hoje quase de forma inalterável. Com a invenção do primeiro relógio de pulso de controlo por rádio, a Junghans estabeleceu novos padrões em 1990 – uma tecnologia que, em combinação com o sistema ecológico de energia solar, ainda hoje é aplicada. Uma largura de banda tecnológica, tão única como os relógios com a estrela.