Válvula de hélio/pt

Aus Watch-Wiki
Version vom 7. Juli 2015, 18:29 Uhr von Sarah (Diskussion | Beiträge)
(Unterschied) ← Nächstältere Version | Aktuelle Version (Unterschied) | Nächstjüngere Version → (Unterschied)
Zur Navigation springen Zur Suche springen
Válvula de hélio
Rolex Sea-Dweller 4000 Válvula de hélio

Uma patente da Rolex


1. Válvula de segurança que permite a saída de gás hélio da caixa do relógio de mergulhadores durante a descom­pressão. 2. Patenteada pela Rolex em 1967, foi fundamental na conquista de novas profundidades em explorações subaquáticas. 3. Sem ela, o vidro dos relógios de pro­fissionais de mergulho saturado se soltariam da caixa na câmara hiperbárica, devido ao aumento da pressão. 4. Disponibilizada pela primeira vez no Sea-Dweller original, relógio padrão de profissionais de mergulho profundo em todo o mundo. 5. Disponível hoje nos modelos Deepsea e Sea-Dweller 4000. 6. Projetada para uso profissional nas con­dições mais extremas.


Operação

De fato, nos habitats com pressão cheios de gases respiratórios compostos em grande parte por hélio, os relógios utilizados pelos mergulhadores acabam comportando- se como eles: a caixa se satura de hélio, de modo que a pressão interna do relógio se equilibra com a de seu habitat. Isto se deve à natureza extremamente volátil deste gás leve, cujas moléculas se encontram entre as menores do mundo. Assim, o hélio vai infiltrando-se pouco a pouco no relógio através das juntas de vedação. Durante a descompressão dos mergulhadores, a liberação do hélio dos tecidos humanos é mais rápida que a capacidade do gás leve para sair do relógio hermético, formando uma grande acumulação de pressão no interior da caixa. Assim, os mergulhadores em descompressão observam com frequência que o vidro do relógio salta violentamente, como a rolha de uma garrafa de champanhe, sob o efeito da pressão. O relógio também é capaz de descomprimir seu excesso de hélio.

Ao invés de tentar fazer com que o relógio seja impermeável a este gás, missão praticamente impossível, a Rolex desenvolve uma válvula unidirecional na lateral da caixa que se ativa automaticamente uma vez ultrapassado um determinado mínimo de pressão interna com o intuito de permitir que o gás escape da caixa mantendo ao mesmo tempo a impermeabilidade do relógio. Patenteada em 1967 pela Rolex para o novo modelo de mergulho Profissional Oyster Perpetual Sea-Dweller, esta válvula de hélio tornou- se essencial para a expansão do mergulho de saturação. A Comex transformou rapidamente o Sea-Dweller no relógio oficial de mergulhadores, que não deixarão de ultrapassar uma e outra vez os limites do mergulho humano em grandes profundidades. Ao recorde em águas abertas estabelecido em 1988 (534 metros) se une o conquistado em 1992 em câmara hiperbárica com uma profundidade experimental de 701 metros, seguido de 24 dias de descompressão. Este recorde não foi igualado até esta data. [1]


Referências