Junghans: No comando do tempo
Comunicado de imprensa
Schramberg, Fevereiro de 2017
No comando do tempo
O Meister Driver Day Date da Junghans apresenta um design fundamentado em elementos óticos de painéis de instrumentos históricos.
Design automotivo
Chassis em aço e barras forjadas à mão, emoldurado por uma carroçaria aerodinâmica com pára-lamas curvos. Os automóveis dos anos 30 ainda hoje fascinam os amantes em todo o mundo. Esta é uma época em que o significado dos velocímetros, graças a maiores velocidades e a maiores percursos, adquire crescente relevância e em que os indicadores ganham uma disposição em grande plano e melhor ordenada no cockpit. Além disso, conta para o painel de instrumentos também o velocímetro com contador do total de km e contador de km diários. É exatamente nestes pequenos detalhes dos modelos históricos que o novo Meister Driver Day Date se sustenta, estabelecendo, ao mesmo tempo, um laço com o Meister Driver de 2016.
Ontem, hoje e amanhã em vista
Inspirados no contador do total de km e no contador de km diários, os designers da Junghans criaram, assim, o Meister Driver Day Date: os indicadores do dia e da data apresentam-se em barras – a disposição assemelha-se àquela dos modelos automóveis. Assim se possibilita um tipo de indicadores original, os quais surgem semitransparentes ao lado dos indicadores da data e do dia da semana, através da impressão individual de mostradores na secção de impressão própria da empresa. O esquema de cores do cronómetro orienta-se igualmente pelos velocímetros dos anos 30: um enobrecimento com base num polimento lustroso confere um cunho especial. Com um diâmetro de 40 mm, o novo Meister Driver Day Date distingue-se como sendo um relógio de três ponteiros de caráter muito próprio.
Junghans Meister Driver – Paixão e espírito de pioneiro
A forte ligação da Junghans ao setor automóvel existe desde finais do século XIX. Arthur Junghans, filho do fundador da empresa Erhard Junghans, tinha uma profunda amizade com Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach e, comprou, portanto, já em 1892, um dos primeiros carros de ensaio Daimler. Apenas três anos mais tarde, Arthur Junghans encomendou um automóvel Viktoria de quatro lugares, para o qual ele próprio produziu a engrenagem helicoidal. Nos inícios do século XX, a empresa produziu os relógios automotivos. Além disso, surgiram inúmeras invenções - Dr. Oskar Junghans, filho de Arthur Junghans, desenvolveu, em 1905, um velocímetro com recorde de velocidade integrado. O seu irmão Helmut partilha a sua paixão pelos automóveis e projeta, em 1924, em cooperação com a empresa Leitz, em Wetzlar, um “Viadicator” para indicação da direção – conhecido como antecessor dos atuais piscas. Esta ligação ao setor automóvel, com mais de 100 anos, é hoje continuada pelos sócios da Junghans, Dr. Hans-Jochem e Hannes Steim. E, assim, se encontra hoje, na coleção de carros Steim em Schramberg, a qual festeja, em 2017, o seu 10.º aniversário, um perfil com mais de 110 anos de história no setor automóvel – com típicos clássicos, que serviram de inspiração aos modelos da linha Meister Driver e que revestem os pulsos desta paixão.
Junghans – O relógio alemão
A fábrica de relógios Junghans foi fundada em 1861, em Schramberg, na Floresta Negra. Mais de 150 anos de competência, precisão e design estão refletidos em marcos importantes: 1903 é o ano em que a Junghans se torna o maior fabricante de relógios do mundo com mais de 3000 colaboradores. O desenvolvimento de um mecanismo preciso torna a empresa, em 1951, no maior fabricante de cronómetros na Alemanha e, em 1956, a terceira maior no mundo. Nos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique, a Junghans, como cronometrista oficial, estabelece novos padrões na cronometragem. Após uma história da empresa agitada e comovente, os empresários de Schramberg, Dr. Hans-Jochem e Hannes Steim, são, desde 2009, os novos proprietários da empresa de tradição. Com paixão até ao detalhe, com elevados requisitos em termos de design e qualidade, e com competência tecnológica, assim é produzido cada relógio em Schramberg. A coleção compõe-se de relógios carismáticos: os relógios Meister, produzidos desde a década de 1930, espelham a história e o presente da empresa. Já em 1956, Max Bill projetava relógios que se tornaram verdadeiros clássicos. Influenciados pela filosofia de Bauhaus, são produzidos até hoje quase de forma inalterável. Com a invenção do primeiro relógio de pulso de controlo por rádio, a Junghans estabeleceu novos padrões em 1990 – uma tecnologia que, em combinação com o sistema ecológico de energia solar, ainda hoje é aplicada. Uma largura de banda tecnológica, tão única como os relógios com a estrela.